Sociedade Bíblica de Portugal

Religião Grega

Como a maioria das outras  religiões da antiguidade, a religião grega era politeísta: havia muitos deuses diferentes. Os exemplos de deuses gregos são: Apolo, Artémis, Hermes e Zeus (o deus mais importante do panteão). Os deuses eram adorados de várias maneiras, conforme a região. Ganhavam vida em histórias (mitos) que eram transmitidas de geração em geração.

O período helenístico

Nos dias do helenismo, a religião grega passou por importantes mudanças. A religião grega passou a ser cada vez mais influenciada por ideias de outros povos (veja religião grega no período helenístico).

Deuses gregos na Bíblia

A Bíblia menciona vários deuses do panteão grego. 2 Macabeus menciona algumas vezes um festival de Dionísio. Dionísio era conhecido, primeiramente, como o deus do êxtase e do vinho.

Atos 14: 8-18 nos diz que os habitantes de Listra acharam que Barnabé e Paulo eram deuses: Zes, o deus supremo, e Hermes, o mensageiro dos deuses.

Atos 19: 23-40 observa que o famoso templo da deusa Artemis, em Éfeso, era visitado por muitas pessoas. Os ourives que ganhavam dinheiro com esse "turismo" temiam que a pregação de Paulo tivesse efeitos negativos no seu comércio.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: