Sociedade Bíblica de Portugal

Adão

Adão é o homem que, com Eva, forma o primeiro casal humano mencionado na Bíblia. Adão é o antepassado da humanidade. Adão e Eva vivem no Jardim do Éden até que Deus os expulsa. Juntos, são os pais de Caim, Abel e Sete.

O nome Adão

Adão significa 'ser humano' ou 'homem'. O seu nome é muito parecido com a palavra hebraica para 'terra' ou 'superfície da terra'. Percebemos então, pelo próprio nome, que Adão foi feito do pó da terra ( Génesis 2: 7). Adão é sempre referido em Génesis 1–3 como 'homem'. Somente é chamado de 'Adão' quando é expulso do paraíso com Eva ( Génesis 4: 1).

No Jardim do Éden

Adão recebe a tarefa de cultivar e guardar o Jardim do Éden, o paraíso ( Génesis 2: 15). Mas está sozinho enquanto faz isso, e Deus vê que isso não é bom. Adão não encontra ninguém que lhe convenha dentre os animais.

Portanto, Deus faz Adão adormecer. Cria então uma mulher a partir da costela de Adão ( Génesis 2: 22). Esta mulher é do mesmo tipo que Adão e por isso ele reconhece-se nela.

Fora do Jardim do Éden

Adão e Eva não podiam comer o fruto da árvore que estava no meio do jardim. Quando ainda assim o fazem, porque a serpente tentou Eva a comer do fruto, percebem que estão nus. Escondem-se de Deus, mas ainda assim Deus chama-os para que se apresentem diante Dele.

Deus pergunta ao homem se ele comeu da árvore. Adão diz que sim, mas culpa a mulher. A mulher, por sua vez, culpa a serpente que a tentou ( Génesis 3: 11-13). Como punição, têm de deixar o Jardim do Éden e, a partir de então, Adão terá de trabalhar duramente para cultivar os alimentos para comer.

Descendentes

Fora do jardim, Adão e Eva têm dois filhos Caim e Abel. Porém, Caim mata o seu irmão Abel. Quando Adão tem 130 anos, ele e Eva têm outro filho, Set ( Génesis 5: 5).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: