Sociedade Bíblica de Portugal

Eva

Eva é a mulher que, com Adão, forma o primeiro casal humano mencionado na Bíblia. Como mãe de todas as pessoas vivas, ela recebe o nome de Eva. Juntos, Eva e Adão são os pais de Caim, Abel e Set.

O nome Eva

O nome hebraico Eva significa 'vida'. De início, Eva não tem nome. É feita a partir da costela do homem, Adão, e é chamada de 'mulher' ( Génesis 2: 23).

Adão e a sua esposa comem o fruto da árvore que Deus os havia proibido de comer. Por causa disto, Deus amaldiçoa a serpente, a mulher e o homem. Como punição, a mulher terá dor ao dar à luz filhos. Depois disso, Adão nomeia a sua esposa como 'Eva', porque ela é a mãe de todas as pessoas vivas ( Génesis 3: 20).

Tentada por uma serpente

Deus disse a Adão que ele e asua esposa podiam comer o fruto de qualquer árvore do paraíso, exceto a que estava no meio do Jardim. Mas a  serpente convence Eva, apesar disso, a colher o fruto dessa mesma árvore ( Génesis 3: 1-5).

Eva come do fruto e dá um pouco a Adão também. A partir desse momento, percebem a diferença entre o bem e o mal. Veem também que estão nus. Assim, tentam esconder-se de Deus, que os encontra mesmo assim. Deus amaldiçoa a serpente, a mulher e o homem. Por querer impedir que Adão e Eva comam do fruto da Árvore da Vida que está no jardim, manda-os para longe do Jardim do Éden.

Mãe

Depois que são expulsos do Jardim do Éden, Eva engravida de Adão e dá à luz um filho, Caim. Mais tarde, têm outro filho a quem chamam Abel.

Mas Caim mata o seu irmão mais novo, Abel. Adão e Eva têm outro filho depois disso, a quem chamam de Set ( Génesis 4: 25). Para Eva, este é o filho que Deus lhe deu em vez de Abel. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: