Sociedade Bíblica de Portugal

Caim

Caim é o filho mais velho de Adão e Eva e o irmão de Abel. Caim mata o seu irmão Abel. Como punição, é condenado a vagar pela terra.

O nome Caim

O nome Caim significa 'o que foi dado'. O seu nome é derivado da palavra hebraica para 'receber’ ou ‘receber um presente'.

Caim é o filho mais velho de Adão e Eva. Depois dele nasceu o seu irmão Abel.

Caim e Abel

Caim é um agricultor. Traz a Deus uma oferta da sua colheita, mas fica zangado quando percebe que Deus não considera a sua oferta, mas sim a de Abel, seu irmão. Por isto, Caim mata o seu irmão.

Quando Deus pergunta a Caim onde está o seu irmão, Caim responde que não é o cuidador do seu irmão. Deus castiga Caim. Diz-lhe que não pode continuar naquele lugar, e que a partir de agora deverá vagar por toda a terra. Como Caim tem medo de que alguém possa matá-lo facilmente, Deus põe-lhe um sinal na testa que o protegerá.

Os descendentes

Caim vai viver para a Terra de Nod, a oriente do Éden. Lá, casa e tem um filho, Enoque. Caim constrói uma cidade que ele chama de Enoque, como o seu filho.

Enoque também tem filhos; assim, a linhagem da família de Caim acaba com Lamec ( Génesis 4: 23).

Caim não está incluído na genealogia de Adão. Em Génesis 5: 3, apenas Set é mencionado como filho de Adão.

Caim no Novo Testamento

Caim é mencionado duas vezes no Novo Testamento. Em Hebreus 11: 4, lemos que a fé de Abel tornou a sua oferta mais valiosa para Deus do que a de Caim. Em 1 João 3: 12, lemos que Abel era justo e Caim não. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: