Sociedade Bíblica de Portugal

Moisés

Moisés leva o povo de Israel da escravidão no Egito para a terra prometida de Canaã. Durante a viagem, recebe a lei de Deus no Monte Sinai.

Pouco antes do povo entrar na terra de Canaã, Moisés despede-se e morre.

O nome Moisés

Em egípcio, Moisés significa "o filho de ...". Em hebraico, significa "tirado da água". Moisés recebeu esse nome de uma princesa egípcia, que o encontra ainda em bebé numa cesta nas margens do rio Nilo e o adota como filho ({Êxodo 2: 9-10).

Os verdadeiros pais de Moisés são Ameram e Jocbed. Ambos pertencem aos hebreus, que estavam a ser oprimidos no Egito.

Moisés como Salvador

Moisés cresce no palácio do Faraó, mas quando se torna mais velho, mata um capataz egípcio. Moisés foge para a terra de Midiã, onde se casa com Zípora, filha do sacerdote Jetro ({Êxodo 2: 21). Moisés e Zípora têm dois filhos: Gérson e Eliezer.

Um dia, quando Moisés cuida do rebanho do seu sogro Jetro, Deus aparece-lhe num arbusto em chamas. Diz a Moisés para libertar o povo de Israel do Egito e levá-lo para a terra de Canaã. O irmão de Moisés, Aarão, irá ajudá-lo na tarefa.

Moisés como legislador

Moisés e Aarão libertam os israelitas do Egito e lideram o povo na viagem pelo deserto durante quarenta anos. No decurso da sua jornada, chegam ao Monte Sinai. Lá, Deus dá a Moisés duas tábuas de pedra com os dez mandamentos ( Êxodo 20: 1-17).

Além disso, Deus dá-lhe mais regras e diretrizes sobre como as pessoas e Deus devem relacionar-se.

Pouco antes dos israelitas entrarem em Canaã, Moisés faz um discurso de despedida, no qual diz ao povo que cumpra todas as leis e mandamentos quando viver na terra de Canaã. Depois, Moisés morre. É sucedido por Josué.

Os Cinco Livros de Moisés

Segundo a tradição, Moisés é o autor dos livros de Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio, razão pela qual estes livros também são conhecidos como “os cinco livros de Moisés”.

Moisés também é referido em toda a Bíblia como a pessoa através da qual Deus deu a sua lei ao povo (veja, por exemplo, João 1: 17).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: