Sociedade Bíblica de Portugal

Acab

Acab foi rei do Reino do Norte de Israel entre 871 e 852 aC. Seguiu os passos de seu pai Omri e proporcionou prosperidade económica. Segundo a Bíblia, Acab era um mau rei, porque serviu ao deus da fertilidade, Baal. 

O nome Acab 

O nome Acab significa 'o irmão tornou-se pai', o que mostra o orgulho do pai quando Acab nasceu. Acab sucede ao seu pai Omri como rei e reina em Samaria, no reino do norte, por 22 anos.

Acab casa com a princesa Jezabel de Sidon. Ela encoraja-o a servir o deus cananeu Baal em vez do Deus de Israel. 

Acab e Elias

Deus envia o profeta Elias até Acab. Elias anuncia que por três anos nenhuma chuva cairá e a terra sofrerá seca. Depois desses três anos, Elias volta ao rei Acab e pede que organize uma competição entre os profetas de Baal e ele próprio. Ambas as fações devem construir um altar e fazer um sacrifício ao respetivo deus, pedindo que acenda o fogo sacrificial. Baal não responde às súplicas dos seus profetas, mas o Deus de Israel inflama o sacrifício de Elias com fogo do céu.

Textos extra bíblicos 

Além de nas referências bíblicas, Acab é também mencionado noutros documentos antigos. Salmaneser III, um rei assírio, aponta Acab como um de seus oponentes na batalha de Qarqar (853 aC).

No XtopicX_3159_estela de Mesa, Mesa, rei de Moabe, escreve que Acab 'o filho de Omri, tal como seu pai, oprime os moabitas'. De acordo com 2 Reis 3: 4-5, o rei Mesa rebelou-se contra os israelitas após a morte de Acab.

Morte de Acab 

De acordo com 1 Reis 22 Acab morreu na guerra com os arameus. Como o profeta Miqueias, filho de Imla o alertou para isto antes, Acab veste-se como um soldado comum para que os arameus não o reconheçam na batalha.

Mas um soldado do exército arameu dispara o seu arco e, por acaso, a sua flecha atinge Acab entre as placas da sua XtopicX_1229_armadura. Acab fica gravemente ferido e não consegue deixar o campo de batalha. Sangra lentamente, até a morte no final do dia.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: