Sociedade Bíblica de Portugal

Bartimeu

Bartimeu é um pedinte cego da cidade de Jericó, que é curado por Jesus. Depois de ser curado, Bartimeu torna-se num dos seguidores de Jesus.  

O Nome Bartimeu

O nome (em Aramaico) significa “filho de Timeu”. Não sabemos se Bartimeu era o seu nome próprio ou se isto era simplesmente a referência ao nome de seu pai. 

Bartimeus é o único cego que é identificado pelo nome no Novo Testamento.

Jesus Cura Bartimeu

Quando Jesus entra em Jericó, Bartimeu começa a gritar, “Jesus! Filho de David! Tem piedade de mim!” (Marcos 10:47 e Lucas 18:38). Esta é a primeira vez que alguém chama a Jesus pelo seu nome. Deste modo, Bartimeu mostra que considera que Jesus é o Messias. 

Apesar das pessoas dizerem a Bartimeu para se calar, este começa a gritar ainda mais alto. Jesus ouve-o e diz-lhe que venha até ele. 

Bartimeu vai ter com Jesus e deixa para trás a sua capa. Isto mostra quão disposto e desejoso de chegar a Jesus ele está. Jesus cura Bartimeu, pois este crê em Jesus. Depois de ser curado, Bartimeu junta-se a Jesus na sua caminhada.

Cegueira na Bíblia

As pessoas cegas do tempo de Jesus viviam à margem da sociedade. A sua situação era por vezes tão desesperada que não lhes restava mais nada senão a mendicidade. O lugar mais apropriado para estarem era na beira da estrada, para que os viajantes que chegavam e saíam constantemente os vissem, especialmente em Jericó, que era a última paragem na estrada para Jerusalém.

Na Bíblia, a cegueira é muitas vezes mais do que “não conseguir ver”. Também é usada como uma metáfora para “não compreender”, ou “não querer ou não conseguir compreender”.

A cura de Bartimeu é a última cura que Marcos menciona antes da entrada de Jesus em Jerusalém. Por esta razão, este relato também pode ser visto como uma introdução à Paixão de Cristo. 

Mais Curas

Para além de Bartimeu, há mais cegos que recebem a cura no Novo Testamento. Mateus 20:29-34 conta-nos uma história que se assemelha à de Bartimeu, excepto o facto de referir dois cegos que Jesus cura.
Mateus 9:27-31 também nos fala de dois cegos que são curados. Em Marcos 8:22-26 há um cego que é curado em Betsaida. Jesus cura-o pondo cuspo nos seus olhos. Em João 9:1-7, Jesus cura um cego esfregando lama nos seus olhos. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: