Sociedade Bíblica de Portugal

Elias

Elias era um profeta no Reino do Norte de Israel na época do rei Acab e seu filho Acazias. Elias queria que o povo adorasse o Deus de Israel e não Baal, o deus da fertilidade.

O nome Elias

O nome Elias significa "Meu Deus é o Senhor".

Elias veio de Tisbé, na região de Guilead, do outro lado do rio Jordão.

Elias e Acab

Deus envia Elias ao rei Acab para lhe dizer que haverá seca durante três anos. Durante esses três anos, Elias esconde-se na casa de uma viúva em Sarepta, perto de Sídon, que é a região de onde Jezabel, esposa de Acab, é. Em Sarepta, Elias milagrosamente garante que naquela casa tenham o suficiente para comer durante todo esse tempo. Para além disto, ainda ressuscita o filho da viúva.

Após três anos, Elias retorna a Acab. Pede ao rei que prepare um confronto entre os profetas de Baal e ele mesmo. Ambas as partes deverão construir um altar sobre o qual trarão um sacrifício ao respetivo deus. O deus que inflamar o sacrifício com fogo do céu é o verdadeiro deus. Nada acontece quando trazem a oferta a Baal, mas o Deus de Israel lança fogo sobre o sacrifício que Elias oferece. Então, Elias dá a ordem para que todos os profetas de Baal sejam mortos. 

Elias no Monte Horeb

Quando Jezabel ouve o que aconteceu, ameaça matar Elias ( 1 Reis 19: 1-2). Elias foge para o deserto, para o monte Horeb, onde tem um encontro extraordinário com Deus. Depois, Deus dá-lhe a tarefa de nomear Eliseu como seu substituto.

Elias é levado para o céu

2 Reis 2 relata que Elias não morre, mas que é levado para o céu numa carruagem de fogo. Por causa desse fim incomum da sua vida, surgiu a expetativa de que Deus um dia enviaria Elias de volta à terra ( Malaquias 3: 23).

Essa expetativa também desempenha um papel importante no Novo Testamento ( Mateus 17: 10-12). Alguns pensam que João Batista é o profeta Elias que voltou à Terra ( João 1: 21). Outros pensam que o próprio Jesus é o profeta Elias ( Mateus 16: 14).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: