Sociedade Bíblica de Portugal

Esaú

Esaú é filho de Isaac e Rebeca, e irmão gémeo de Jacob. Embora seja ele o irmão mais velho, não recebe a bênção do primogénito. Esaú é o pai dos edomeus e avô dos amalecitas, com quem os israelitas entraram depois em conflito regularmente.

O nome Esaú

Esaú também é chamado de 'Edom'. Edom significa 'vermelho'. Este significado tem duas explicações. Esaú é ruivo e quando nasce está completamente coberto de pêlo ( Génesis 25: 25). O termo também está relacionado com a sopa de lentilha vermelha que recebeu de Jacob em troca do direito de primogenitura ( Génesis 25: 30).

Esaú é o preferido de seu pai, Isaac, por levar para casa boas peças de caça. A sua mãe, Rebeca, prefere o seu irmão gémeo mais novo Jacob, que apreciava a vida no acampamento. Esaú casa com várias mulheres cananeias, embora os seus pais sejam contra a ideia.

Esaú e Jacob

Esaú troca o seu XtopicX_116_direito de primogénito com o seu irmão mais novo, Jacob, por uma tigela de sopa de lentilhas e um pouco de pão ( Génesis 25: 29-34). Perde também a bênção de primogénito para Jacob, porque este engana o seu pai cego. Jacob finge ser Esaú, e como resultado o seu pai dá-lhe essa bênção em vez de a Esaú.

Esaú fica tão zangado que quer matar Jacob. Jacob foge para casa do seu tio, Labão, em Haran. Quando Jacob retorna a Canaã anos depois, os dois irmãos reconciliam-se ( Génesis 33: 4).

Edom

Esaú é o antepassado dos edomeus. De acordo com Génesis 36: 6-7, Esaú instala-se com a sua família e todos os seus bens na região montanhosa de Seir. Esta região montanhosa, do outro lado do Jordão, é conhecida pelas suas montanhas vermelhas. Por isto, também Esaú é chamado Edom. 

Os edomeus e os israelitas entravam frequentemente em conflito. A profundidade do desacordo entre as duas nações pode por vezes ser vista sobretudo nas profecias que se referem a Edom. Em Malaquias 1: 2-3 lemos, por exemplo: 'Jacob e Esaú não são irmãos? No entanto, eu amei Jacob e odiei Esaú '. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: