Sociedade Bíblica de Portugal

Esdras

Esdras é um sacerdote e um especialista em direito que explica aos exilados da Judeia como ser fiel à lei de Deus. O livro de XtopicX_1907_Esdras recebeu o seu nome. Este livro diz respeito à situação dos judeus na província persa de Judá nos primeiros séculos após o XtopicX_1219_exílio babilónico.

O nome Esdras

O nome Esdras significa 'ajuda'. Esdras é descendente de Aarão através de Sadoc, da tribo de Levi.

Esdras é um oficial da corte do rei persa, Artaxerxes I. Em 450 aC, Esdras traz para Jerusalém vários milhares de judeus no exílio, regressados da Babilónia.

Há um outro homem chamado Esdras que é mencionado em 1 Crónicas 4: 17-18, pertencente à tribo de Judá, que tem quatro filhos.

Carta do rei Artaxerxes

Na Babilónia, Esdras tem a especial responsabilidade pelas questões judaicas na corte do rei Artaxerxes I. Esdras parte da Babilónia com uma carta especial de Artaxerxes ( Esdras 7: 11-26). Nessa carta, Artaxerxes dá a Esdras e os sacerdotes, levitas, e outros exilados da Judeia, permissão para viajar de volta a Jerusalém.

Também confirma a ordem dada pelo rei a Esdras de investigar se todos em Judá e Jerusalém vivem corretamente, de acordo com a lei de Moisés. Do rei e dos seus conselheiros, Esdras recebe dinheiro e presentes preciosos como oferendas para o templo de Deus. 

A lei de Moisés

Esdras não deseja nenhuma proteção do rei na sua jornada para Jerusalém, confiando em Deus para o proteger e aos seus companheiros de viagem. Chegam a Jerusalém após quatro meses, tendo viajado em segurança.

Em Jerusalém, Esdras lê as leis de Deus dadas no Monte Sinai a Moisés, e o povo de Judá renova o seu compromisso em viver de acordo com a lei de Deus ( Neemias 8-10).

Mulheres estrangeiras são mandadas embora 

Quando chega a Judá, Ezra descobre que muitos dos judeus que viveram lá durante o exílio não observam as leis de Moisés, tendo casado com mulheres de outras nações, uma prática que é proibida.

Por esta razão, Esdras manda embora cerimoniosamente todas as mulheres estrangeiras e os seus filhos ( Esdras 10: 10-14). Desta maneira, procura impedir que o povo de Judá se misture com a população local, abandonando a santidade tradicional no seu modo de vida.

 

 

Passagens bíblicas relacionadas

Neemias 8 Esdras 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: