Sociedade Bíblica de Portugal

Aarão

Aarão é o irmão de Moisés. Foi o primeiro sumo-sacerdote do povo de Israel.

Numa época em que Moisés teve de se afastar por longo tempo no monte Sinai, os israelitas ficam impacientes e Aarão faz uma imagem de um bezerro em ouro para os satisfazer. 

O nome Aarão 

O nome Aarão significa 'iluminado'. Aarão é o irmão de Moisés e Miriam. Os seus pais chamam-se XtopicX_3044_Ameram e Jocebed e pertencem à tribo de Levi. Estavam entre o povo de Israel que tinha sido oprimido no Egito.

Aarão casa-se com Eliseba da tribo de Judá. Têm quatro filhos: Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar ({Êxodo 6: 23%}).

Aarão e Moisés

Deus dá a Aarão, juntamente com seu irmão Moisés, a tarefa de libertar o povo de Israel do Egito ({Êxodo 4: 10-17%}). Juntos, vão falar ao faraó, mas este recusa-se a deixar sair os seus escravos. Somente depois de dez pragas é que faraó dá permissão para os israelitas partirem.

O sumo-sacerdote

Aarão e Moisés lideram o povo durante quarenta anos, no deserto. Durante essa jornada, Aarão é consagrado como o primeiro sumo-sacerdote do santuário. Os seus filhos também são consagrados como sacerdotes. Juntamente com eles, Aarão é responsável pelas ofertas e pelo tabernáculo sagrado.

Os últimos sacerdotes do povo de Israel são descendentes da tribo de Levi e da família de Aarão.

O bezerro de ouro 

Quando os israelitas estão no monte Sinai, Moisés sobe ao topo da montanha para encontrar-se com Deus. O povo pensou que ele iria lá ficar por muito tempo. Por isso, pedem a Aarão um deus que possa levá-los mais longe no deserto.

Aarão não se atreve a recusar o pedido. Ordena que os israelitas entreguem as suas jóias. A partir delas, faz uma imagem de ouro na forma de um bezerro ( Êxodo 32: 1-6).

Quando Moisés desce da montanha e vê o bezerro de ouro, fica furioso. Atira com as duas tábuas de pedra que Deus lhe deu para o chão e elas partem-se. Depois destrói completamente o bezerro de ouro, queimando-o. De seguida mistura as cinzas do fogo com água, e faz com que os israelitas a bebam ({Êxodo 32: 15-20%}).

A morte de Aarão

Aarão morre pouco antes do povo entrar na terra prometida. Foi enterrado no monte Horeb ( Números 33: 39).


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: