Sociedade Bíblica de Portugal

Benjamim

Benjamim é o filho mais novo de Jacob e Raquel. É um dos antepassados do povo de Israel. Juntamente com o seu irmão pleno José, é um favorito do seu pai Jacob.

O nome Benjamim

O nome Benjamim quer dizer ‘filho da mão direita’ ou ‘filho da felicidade’. Quando a sua mãe, Raquel, sente que não vai sobreviver ao nascimento, ela chama-lhe ‘Ben-Oni’. Quer dizer ‘filho da dor’. Mas o seu pai, Jacob, dá-lhe o XtopicX_123_nome de ‘Benjamim’ (Génesis 35:16-18).
Benjamim é o filho mais novo de Jacob. Pelo facto de tanto Benjamim como José terem nascido quando Jacob já era velho, ele amava-os mais do que aos outros filhos  (Génesis 37:3).

Benjamim e José

Por causa de terem ciúmes de José, os seus irmãos vendem-no como escravo para o Egito. Anos mais tarde, vão ao Egito para comprar milho. Mas o que não sabem é que, no entretanto, José se tornou num dos homens mais poderosos do país e não o reconhecem. 
Na sua primeira viagem, os irmãos não levam com eles Benjamim, porque o seu pai receia que algo lhe aconteça. Mas José ordena-lhes que tragam Benjamim com eles quando regressarem ao Egito. 
De modo a testar os seus irmãos, José esconde secretamente uma taça valiosa no saco de Benjamim. Quando parece que Judá e os seus irmãos estão preparados para defender Benjamim, José diz aos irmãos quem ele é.

A tribo de Benjamim

O nome Benjamim pode referir-se à XtopicX_2171_tribo de Benjamim, da qual Benjamim é o antepassado. Mas é igualmente a designação da região onde os descendentes de Benjamim passaram a viver. Essa XmediaX_2393_região ficava no centro de Israel, acima do território de Judá.

A bênção de Jacob 

Por ser um dos doze filhos de Jacob, Benjamim recebe a bênção de Jacob na sua velhice. Jacob compara os descendentes de Benjamim a um ‘lobo devorador’ (Génesis 49:27). 
A bênção de Benjamim é semelhante à de Judá, que é comparado a um leão. As duas tribos viajam frequentemente juntas, o que quer dizer que Judá é sobretudo quem protege Benjamim. Os territórios das duas tribos também estão perto um do outro, e juntos formam a porção base da região chamada de reino do sul de Judá.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: