Sociedade Bíblica de Portugal

Rúben

O nome Reben significa 'olhem, um filho!' Ao nascer, a sua mãe Lia diz: 'O SENHOR viu o que eu sofri. Agora, o meu marido vai amar-me. ( Génesis 29: 32), por isso dá-lhe o XtopicX_123_nome 'Rúben'. 

Rúben e Bilá

Após a morte de Raquel, irmã da sua mãe, Rúben dorme com Bilá, a escrava de Raquel e a XtopicX_103_concubina de seu pai, Jacob. Ete último ouve falar disso, mas não age de imediato ( Génesis 35: 22).

Rúben e José

É Rúben quem impede que o seu irmão mais novo, José, seja assassinado. Os outros irmãos têm inveja de José, porque ele é o favorito de seu pai. Um dia, quando José vai ter com eles enquanto eles cuidam das ovelhas, os irmãos querem matá-lo, mas Rúben sugere que o ponham num poço vazio.

Mais tarde, quer tirar José do poço e trazê-lo de volta para seu pai. Mas quando Rúben se ausenta por um tempo, José é vendido por topic 2798 Judá e pelos seus outros irmãos aos comerciantes que o levam para o Egito e lá o vendem como escravo ( Génesis 37: 21-30) .

A tribo de Rúben

O nome Rúben pode referir-se à XtopicX_2171_tribo de Rúben, do qual Rúben é o antepassado. Mas também é uma designação para a área onde os descendentes de Rúben foram morar. Essa XmediaX_2393_região ficava no sul de Israel, do outro lado do Jordão.

A bênção de Jacob

Como um dos doze filhos de Jacob Rúben recebe uma bênção de Jacob quando este está no leito de morte. Mas Jacob já não vê Rúben como seu primogénito. Em vez disso, diz a Rúben: 'Mas não hás de ser o primeiro entre os teus irmãos, porque ousaste entrar no leito do teu pai' ( Génesis 49: 3-4).

Como Rúben perdeu o direito de primogénito, essa bênção acaba por ir para Judá, o quarto filho de Jacob.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: