Sociedade Bíblica de Portugal

Levi (Filho de Jacob)

Levi é o terceiro filho de Jacob e Lia. É um dos antepassados ​​do povo de Israel. Juntamente com o seu irmão Simeão, mata todos os homens da cidade de Siquém, em vingança pela violação da sua irmã, Dina.

O nome Levi

O nome Levi significa 'afetuoso'. Quando nasceu, a sua mãe, Lia, diz: 'Desta vez o meu marido ficará mais afeiçoado a mim, pois já lhe dei três filhos' ( Génesis 29: 34). Assim, dá-lhe o XtopicX_123_nome de 'Levi'.

Um dos discípulos de Jesus também se chamava Levi ( Marcos 2: 14; Lucas 5: 27). Este Levi era um cobrador de impostos, antes de Jesus o chamar para ser discípulo. Em Mateus 9: 9 não se chamava Levi, mas Mateus. 

Levi e Simeão

Levi e o seu irmão Simeão planeiam um esquema para vingar a violação da sua irmã Dina. Quando o homem que violou Dina quer casar com ela, exigem que todos os homens e rapazes da cidade de Siquém sejam circuncidados. Os homens de Siquém concordam com isto e, como resultado, depois de três dias, todos estão deitados na cama com febre. Então, os dois irmãos pegam nas suas espadas e matam todos os homens, saqueando depois a cidade. 

A tribo de Levi

O nome Levi também pode indicar a XtopicX_2171_tribo de Levi, da qual Levi é o fundador. Os descendentes de Levi, os levitas, trabalhavam no santuário do templo. Por causa desse privilégio, não tinham propriedades. No entanto, receberam quase XmediaX_1933_cinquenta cidades onde podiam morar, com pastagens circundantes para o gado ( Josué 21: 1-42).

A bênção de Jacob

Como um dos doze filhos de Jacob Levi recebe bênção de Jacob quando este último já é idoso. A Simeão e Levi, Jacob diz que os seus descendentes viverão espalhados por toda a terra, por terem matado os homens de Siquém por vingança. ( Génesis 49: 5-7)

Por causa dos seus atos violentos, nenhum deles recebe a bênção do primogénito. Esta bênção era originalmente destinada ao irmão mais velho, Rúben, mas é Judá, o irmão mais novo, quem a recebe.

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: