Sociedade Bíblica de Portugal

José (Filho de Jacob)

José é o filho mais velho de Jacob e Raquel, e o irmão pleno de Benjamim. Foi vendido como escravo pelos seus irmãos e levado para o Egipto. Lá, José avisa o Faraó de que deve tomar precauções contra a fome que chegará ao Egito. José também se certifica de que a sua família vai viver para o Egito, de modo a que não morram de fome.  

O nome José

O XtopicX_123_nome José quer dizer: ‘que ele acrescente’. A sua mãe Raquel foi estéril durante muito tempo. Quando José nasce, ela diz: espero que o Senhor me dê ainda outro filho. (Génesis 30:24) Por esta razão, dá-lhe o XtopicX_123_nome de ‘José’. Raquel e Jacob têm ainda outro filho depois disto, que se chama Benjamim
Há ainda outra pessoa muito conhecida na Bíblia com o nome de José, que é José, marido de Maria.

José, o sonhador

Os irmãos de José tinham ciúmes dele, por ele ser o favorito de seu pai. Também estavam muito irritados com os XtopicX_1047_sonhos que José teve, nos quais os irmãos se inclinavam perante José.
Os irmãos tencionam matar José, mas acabam por vendê-lo aos comerciantes ismaelitas como escravo, que por sua vez o levam para o Egito. No Egito, José acaba na prisão por causa da falsa acusação feita pela mulher do seu patrão. 

José interpreta sonhos

Na prisão, José interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro do XtopicX_2203_faraó. Quando, uma noite, o faraó do Egito tem sonhos estranhos, este ordena que José seja trazido até ele para interpretar esses sonhos. José avisa o faraó de que, com base nesses sonhos, virá uma grande fome e de que terão de armazenar milho em quantidade suficiente. 
Quando a fome chega, os irmãos de José vêm também até o Egito para comprar milho. José, que no entretanto se tornou num dos homens mais poderosos do Egito, ordena aos seus irmãos que tragam toda a  família para o Egito, para que não morram de fome. 

A bênção de Jacob

Por ser um dos doze filhos de Jacob, José recebe uma bênção de Jacob quando este envelhece. Jacob diz a José que os seus descendentes serão como a vinha que frutifica, por ser o escolhido dentre os seus irmãos (Génesis 49:22-26).
Os descendentes de José são sobretudo subdivididos nos descendentes do seu filho mais velho, Manassés, e do seu filho mais novo, Efraim, cada um com o seu XmediaX_2393_território.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: