Sociedade Bíblica de Portugal

Eliseu

Eliseu é um aluno do profeta Elias e seu sucessor. Começa o seu ministério como profeta no reino norte de Israel no tempo em que o reinado da família de Acab está a terminar. Como o seu mestre, Elias, Eliseu faz milagres e cura pessoas.

O nome Eliseu 

O nome Eliseu quer dizer ‘Deus salvou’.
Quando Eliseu está a trabalhar na quinta de seu pai Safat, em Abel Meolá, Elias aparece e lança o seu manto sobre ele, um gesto que quer dizer que Eliseu deve segui-lo. Eliseu deixa tudo o que estava a fazer para trás e torna-se no servo de Elias.
Quando mais tarde Elias é arrebatado ao Céu, deixa o seu manto de profeta com Eliseu como claro sinal de que Eliseu será seu sucessor. 

Líder de um grupo de profetas 

Eliseu é um tipo de profeta diferente de Elias, não é uma figura solitária mas alguém que lidera um grande grupo de profetas. Estes profetas viviam com as suas famílias em comunidades proféticas em Betel, Guilgal e Jericó. 
Eliseu tem também um melhor relacionamento com os reis de Israel do que Elias. O rei Jorão vai até Eliseu para lhe pedir conselho (2 Reis 3:12, e Eliseu avisa o rei de que os arameus tencionam atacá-lo (2 Reis 6:8-9).
No entanto, é Eliseu quem instinga a queda da dinastia de Acab. Ordena a um jovem profeta que unja Jeú, comandante do exército, como rei de Israel (2 Reis 9:1). Então, Jeú mata o filho de Acab, o rei Jorão, e a sua mãe Jezabel e ele mesmo toma posse do trono.

Histórias de milagres

Há vários relatos na Bíblia sobre os milagres feitos por Eliseu. Alimenta um grupo de cem profetas com apenas vinte pães (2 Reis 4:42-44). Quando Naamã, comandante do exército arameu, vem ter com ele por causa da sua doença de pele, ele cura-o dizendo-lhe que mergulhe no rio Jordão sete vezes (2 Reis 5:1-14). Também reanima um menino da morte (2 Reis 4:32-37).

Morte de Eliseu 

Depois de Eliseu ter morrido, é enterrado num determinado lugar. Mais tarde, quando outra pessoa está prestes a ser enterrada no mesmo local, algo miraculoso acontece. Quando o corpo do morto toca nos ossos de Eliseu, na mesma cova, o homem volta à vida (2 Reis 13:20-21).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.7
Siga-nos em: