Sociedade Bíblica de Portugal

Abimelec (Rei de Guerar)

Abimelec é rei da cidade de Guerar, no território dos Filisteus, na fronteira com a terra de Canaã. Tanto Abraão como Sara, bem como Isaac e Rebeca, passam algum tempo como estrangeiros nesta cidade. 

O Nome Abimelec

O nome Abimelec quer dizer “o pai é rei”. É possível que este nome tenha sido passado de pai para filho. e que todos os reis de Guerar tivessem este mesmo nome. O rei do tempo de Abraão seria o pai ou o avô do rei do tempo de Isaac. 
Há um outro rei dos filisteus que se chama Abimelec, mencionado em Salmos 34:1. O cabeçalho deste salmo refere a história de como David pretendeu ser louco no palácio. A história em si passa-se no palácio do rei Áquis (1 Samuel 21:11-16).
Há ainda uma outra pessoa na Bíblia com o nome de Abimelec: o filho de Gedeão, Abimelec (Judges 8:31).

Ela é minha Irmã

Abraão e Sara vão viver por um tempo para Guerar, a cidade do rei Abimelec. Por ter medo de que o rei o mate para ficar com Sara, Abraão pede a Sara que diga que é sua irmã (Genesis 20:1-2).
O resultado não é o melhor. Abimelec manda que tragam Sara para o palácio e para o seu harém, mas Deus avisa-o num sonho do facto de Sara ser mulher de Abraão. Tem de devolvê-la a Abraão, caso contrário Deus matá-lo-á. Na manhã seguinte, Sara é devolvida a Abraão, acompanhada de muitos presentes. Depois, Abraão e Sara deixam Guerar. Mais tarde, Abimelec convida Abraão a fazer uma aliança com ele (Génesis 21:22-32).

Tal Pai, Tal Filho

Anos mais tarde, Isaac e Rebeca também vão viver para Guerar, e o que aconteceu antes volta a suceder. Tal como o pai, Isaac finge que Rebeca é sua irmã, e do mesmo modo, o rei Abimelec descobre que tal não é verdade. Apesar de muito zangado, o rei dá a Isaac e Rebeca permissão para permanecerem em Guerar (Génesis 26:6-11).
Ali, Isaac torna-se tão rico que os habitantes da cidade ficam com inveja dele, e Abimelec pede-lhe que se vá embora. Isaac forma uma aliança com o rei semelhante à do seu pai, e prometem não se atacarem mutuamente (Génesis 26:26-31).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: