Sociedade Bíblica de Portugal

Ezequias

Ezequias é rei do reino sul de Judá desde por volta de 725 a 679 d.C. A sua revolta contra a opressão assíria leva à destrução de grandes áreas do país. Ainda assim, os autores da Bíblia veem Ezequias como um bom rei por ter-se assegurado de que o povo não continuava a adorar falsos deuses em nenhum lugar do país. 

O nome Ezequias

O nome Ezequias ou Jecazias quer dizer: 'a minha força está no Senhor'. Ezequias era filho do rei Acaz. Tinha 25 anos quando se tornou rei e reinou 29 anos em Jerusalém.
A primeira parte do livro de Isaías acontece parcialmente no reinado do rei Ezequias. O ministério dos profetas Oseias e Miqueias também acontece durante o seu reinado (Oseias 1:1; Miqueias 1:1).

Revolta contra a Assíria

Debaixo do reinado de Acaz, pai de Ezequias, Judá torna-se vassalo do estado da Assíria. Quando o rei da Assíria, Sargon II, morre em 705 a.C. Ezequias lidera uma revolta. Recusa-se a pagar mais impostos e prepara Jerusalém e outras cidades para o ataque assírio. O XtopicX_1807_túnel de Ezequias foi provavelmente escavado nesta altura. 
O novo rei Assírio, Senaqueribe, acaba com a rebelião com mão pesada, mas não consegue tomar Jerusalém. De acordo com o relato bíblico, Deus protege a cidade de um modo espantoso. Destroi o exército assírio e como resultado estes retiram.
Fontes assírias mencionam apenas que Senaqueribe aprisiona Ezequias como 'um pássaro numa gaiola' e obriga-o a pagar ainda mais impostos (ver 2 Kings 18:13-15). Nunca explicam porque Jerusalém não foi tomada por Senaqueribe.

Reformas na adoração

A batalha de Ezerquias pela independência de Israel está também ligada às reformas no culto religioso. Destrói todos os altares fora de Jerusalém e certifica-se de que o povo não adora deuses estranhos. De acordo com 2 Crónicas 30:1, Ezequias certifica-se de que se celebra de novo a Pessá. Convoca todos a virem ao templo em Jerusalém.

Fidelidade a Deus

Também na sua vida pessoal, vemos que Ezequias confia em Deus. Durante uma doença grave, ora a Deus. Deus ouve-o e manda o profeta Isaías para o curar (2 Reis 20:1-11; Isaías 38).
Por causa das reformas que fez e da sua confiança em Deus, os autores da Bíblia elogiam Ezequias como um dos melhores reis de Judá, juntamente com David e Josias.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: