Sociedade Bíblica de Portugal

Henoc

Henoc é descendente de Adão. Vive numa relação de tal modo próxima com Deus que, em vez de morrer do modo habitual, é arrebatado por Deus. 

O nome Henoc

O nome Henoc quer dizer ‘devoto’, do hebraico ‘devoção’.
Henoc é a sétima geração depois de Adão e seu descendente (Génesis 5:18-24); é filho de Jared e pai de  Matusalém. É contado como descendente de Jesus no Novo Testamento (Lucas 3:37).
Há outro homem com o nome de Henoc, filho de Caim (Génesis 4:17-18). Este terá sido a terceira geração depois de Adão.

Levado por Deus

Na lista de descendentes de Adão, Henoc ocupa um lugar especial. Viveu 'apenas' 365 anos enquanto que a maioria dos seus antepassados morreram muito mais velhos. Para além disto, a sua vida foi marcada por um relacionamente profundo com Deus (Génesis 5:24), à semelhança do seu bisneto Noé (Génesis 6:9).
O mais estranho em Henoc é a sua morte. A tradição acredita que não morreu do modo normal mas que teria sido dramaticamente arrebatado por Deus (Ben Sira 44:16; Ben Sira 49:14, Hebreus 11:5). Semelhantemente, diz-se na Bíblia que o profeta Elias não morreu do modo normal mas que um redemoinho o arrebatou para o Céu (2 reis 2:11-12).

Livros de Henoc 

Há três manuscritos judaicos que referem visões atribuídas a Henoc (Judas 1:14). Eram conhecidos como Henoc 1, 2 e 3 e foram escritos no início da era cristã. 
Foram encontrados fragmentos de 1 Henoc nas cavernas de XtopicX_197_Qumran, mas o livro na sua totalidade existe apenas numa tradução em língua Etíope.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: