Sociedade Bíblica de Portugal

Dina

Dina é filha de Jacob e de Lia. É violada por alguém que mais tarde manifesta o desejo de casar com ela. Quando os irmãos de Dina ouvem falar no que aconteceu, pensam num esquema para vingar a violação da sua irmã. 

O nome Dina

O nome Dina quer dizer ‘julgamento’. No caso dos filhos de Jacob, é-nos explicado o significado de cada nome, mas o mesmo não acontece com Dina. Tabém nunca vemos Dina a falar por ela mesma no relato acerca dos descendentes de Jacob. 
Dina é a filha mais nova de Jacob e de Lia. Como única rapariga, tem claramente um papel diferente dos seus irmãos. 

Violação

Um dia, enquanto passeia, Dina é violada por Siquém, filho de Hamor, Hamor era o governante da cidade com o mesmo nome do seu filho, Siquém. 
Depois de Siquém ter violado Dina, continua a desejá-la e quer casar com ela. Jacob ouve a notícia, mas não faz nada.

Vingança dos irmãos de Dina

Quando os irmãos de Dina ouvem falar no que aconteceu à sua irmã, pensam num esquema para vingarem o sucedido. Propõem então que todos os homens e rapazes da cidade de Siquém sejam circuncidados antes que Siquém possa casar com Dina. 
Os homens de Siquém deixam-se ser convencidos por Siquém e Hamor a aceitarem a proposta. Como resultado, três dias depois da circuncisão os homens de Siquém estão com febre, na cama. Depois, os dois irmãos inteiros de Dina, Simeão e Levi, pegam nas suas espadas e matam não só a Siquém e seu pai, como também os outros homens, e pilham a cidade. 

Excluída da vida?

O nome ‘Dina’ só é mencionado uma vez depois disto, na lista de Génesis 46:15. A Bíblia não nos diz se a Dina alguma vez se casa e tem filhos.
Este silêncio lembra-nos da história de Tamar em 2 Samuel 13:1-22. Depois da violação de Tamar pelo seu meio-irmão Amnon, Tamar vai viver com o seu irmão Absalão e permanece só o resto da vida: ‘Assim ficou Tamar, e esteve solitária, em casa de Absalão, seu irmão.’ (2 Samuel 13:20)

 

Passagens bíblicas relacionadas

Génesis 46.15 Génesis 34 Génesis 30.21

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: