Sociedade Bíblica de Portugal

Barac

Barac é o comandante do exército no tempo da profetisa Débora, quando esta era juiz em Israel. Débora ordena-lhe que lute contra os cananeus. Barac derrota o exército cananeu e o seu comandante escapa. Esconde-se numa tenda, mas ali é morto por uma mulher. Depois da batalha ter terminado, Barac e Débora cantam um hino de vitória conhecido como o ‘cântico de Débora’ (Juízes 5:1).

O Nome Barac

O nome Barac quer dizer ‘relâmpago’. Por isso, vemos por vezes traduções da Bíblia que referem o seu nome como ‘o relâmpago Barac’. 
Hebreus 11:32 chama a Barac um dos heróis da fé, juntamente com Gedeão, Jefté e Sansão.

Barac e Débora

Barac é filho de Abinoam, da XtopicX_2171_tribo de Neftali. Recebe a ordem de atacar o exército dos cananeus da profetisa e juíza Débora, ajudado por um exército de dez mil soldados das tribos de Neftali e de Zebulão. O rei Jabin de Canaã tem novecentos XtopicX_49_carros de guerra à sua disposição e tem oprimido o povo de Israel por vinte anos. 
Barac está disposto a cumprir esta ordem apenas no caso de Débora o acompanhar. Em resposta a isto, Débora profetisa que o comandante do exército dos cananeus será morto por uma mulher.

Barac e Jael

Barac derrota o exército cananeu, pois Deus espalhou o pânico nas suas linhas. O seu comandante, Sísera, salta do seu carro de guerra e foge para o acampamento dos Quenitas, um povo que tinha boas relações com os cananeus.
Depois, Sísera pede a Jael que o esconda na sua tenda e que não o atraiçoe. Mas depois, exausto, adormece; Jael atravessa uma estaca da tenda na sua cabeça com um martelo, e ele morre. Quando Barac e os seus soldados  aparecem mais tarde na tenda de Jael para assassinar Sísera, este já está morto. 

O Cântico de Débora

Em Juízes 4, a história sobre a batalha contra os cananeus é seguida por um cântico de vitória, em Juízes 5. A sobrescrição anuncia que Débora e Barac cantam a canção juntos. 
A história e a canção estão juntas, mas não estão em perfeito acordo uma com a outra. De acordo com Juízes 4, apenas as tribos de Zebulão e Neftali lutam juntamente com eles, mas em Juízes 5 são mencionadas mais tribos. 

Passagens bíblicas relacionadas

Juízes 4 Juízes 5 Hebreus 11.32

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.7
Siga-nos em: