Sociedade Bíblica de Portugal

Gedeão

Gedeão é chamado por Deus para libertar Israel dos madianitas. Com um grupo de trezentos soldados, ataca os madianitas e fá-los fugir. Depois, os israelitas pedem-lhe que os governe, mas ele recusa. Apesar de Gedeão não ser formalmente rei de Israel, comporta-se como tal. 

O nome Gedeão

O nome Gedeão quer dizer 'aquele que corta'. Quando, uma noite, Gedeão deita abaixo o altar do falso deus Baal, cortando também os símbolos de Achera, o seu pai chama-lhe 'Jerubaal'(Juízes 6:32). Isto significa 'Baal lutará, ou luta com Baal'.
O profeta Samuel refere-se a ele como um dos mais importantes  juízes de Israel (1 Samuel 12:11) e Hebreus 11:32 chama-lhe um dos heróis da fé, juntamente com Barac, Jefté e Sansão.
Gedeão é também o nome de um dos antepassados de Judite (Judite 8:1).

Libertador de Israel 

Gedeão é o filho mais novo de Joás e vive em Ofra. Pertence ao clã de Abiézer, da tribo de Manassés. Apesar de Gedeão ter origens modestas, um anjo de Deus ordena-lhe que liberte os israelitas dos madianitas, que os têm oprimido durante anos. 

Líder do seu próprio exército

Para a batalha, Gedeão junta soldados das tribos de Israel. Mas Deus considera que são demasiados. Não quer que Gedeão conte com a sua própria força e por isso ordena-lhe que mande de volta para casa a maior parte do seu exército.
O resultado disto é que Gedeão fica só com trezentos homens. É com este exército que cerca o acampamento dos madianitas, durante a noite. Sopram nos seus chifres de carneiro e acenam com os seus archotes, causando um grande pânico que faz com que os madianitas fujam. 

 Reinar sobre Israel

Depois desta vitória sobre os madianitas, os israelitas pedem a Gedeão para reinar sobre Israel com os seus filhos. Mas Gedeão crê que Deus é quem deve ser rei do seu povo, e não uma pessoa (Juízes 8:23).
Apesar de Gedeão não ser rei de Israel, na verdade porta-se como se fosse. Tem muitas esposas e é pai de setenta filhos. Para além disto, tem mais um filho de uma XtopicX_103_concubina, a quem chama Abimelec (‘o pai é rei’). 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: