Sociedade Bíblica de Portugal

Herodes Antipas

Herodes Antipas é filho de Herodes o Gande. Depois da morte de seu pai, é-lhe dado controlo sobre a Galileia e Pereia, de 4 a.C. a 39 d.C. Herodes Antipas manda cortar a cabeça de João Batista. De acordo com o evangelho de Lucas, está também envolvido na sentença de morte dada a Jesus.

Tetrarca de Galileia e Pereia

Depois da morte de Herodes o Grande} em 4 a.C., o seu reino é dividido entre os seus três filhos: Arquelau, Filipe e Herodes Antipas. Os romanos nomeiam Herodes Antipas como  tetrarca da Galileia no norte, e de Pereia, no lado oposto do Jordão. 
Herodes Antipas é o mais habilitado dos três irmãos para reinar. Tal como o seu pai antes de si, Herodes deixa vários projetos de grandes edifícios como legado. O seu projeto mais importante é a construção de uma nova cidade capital nas margens do mar da Galileia. Chama a essa cidade 'Tiberíades', como o imperador romano da altura, Tibério. Este projeto de construção não é apenas grande mas também controverso: Tiberíades foi construída sobre o que tinha sido um grande cemitério, e por esse motivo muitos judeus recusam-se a viver lá.

Herodes Antipas no Novo Testamento

De acordo com o Novo Testamento, Herodes Antipas manda decapitar João Batista por João lhe ter dito que não podia casar com Herodias, a mulher do seu meio-irmão Filipe (Matthew 14:1-6, Mark 6:14-22 and Luke 9:7-9). Flávio Josefo também menciona o conflito com João Batista, mas primariamente cita o medo de perturbações de ordem política como o motivo para a execução do profeta. 
De acordo com Lucas 23:7-15, Herodes Antipas também está envolvido na execução de Jesus. Jesus era da Galileia, que estava debaixo da jurisdição de Herodes Antipas. Por esta razão, Pilatos manda Jesus a Herodes para ser sentenciado. Herodes está encantado por conhecer Jesus, pois ouviu falar muito sobre ele e sobre os seus milagres, mas quando Jesus não responde às suas perguntas, manda-o de volta a Pilatos, pata que seja este a decidir o veredito.

Exile

Herodes Antipas fica no poder até 39 d.C., altura em que é acusado de conspirar contra o imperador romano, Calígula, pelo seu sobrinho  Herodes Agripa I. O imperador manda Herodes Antipas para o exílio na Gália.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.9
Siga-nos em: