Sociedade Bíblica de Portugal

Haman

Haman é o homem mais importante da corte do rei persa, Assuero. Quer que todos os judeus do reino da Pérsia e de Madiã sejam mortos. O seu plano falha por causa da intervenção da rainha Ester, e do seu pai adotivo, Mardoqueu. Os judeus têm permissão para se defenderem e Haman é morto.

O nome Haman

O nome Haman é persa e significa "o grande".

Haman é filho de Hamedata e descendente distante de Agag, rei dos amalequitas ( 1 Samuel 15: 8). A esposa de Haman chama-se . Têm dez filhos. 

Mardoqueu

Haman é o vizir mais importante para o rei Assuero. Todos os que o encontram devem curvar-se diante dele, mas Mardoqueu recusa-se a fazer isso. Haman fica furioso com isto e quer matar Mardoqueu. Mas quando ouve que Mardoqueu é judeu, planeia por isso exterminar todos os judeus. Pede permissão ao rei para matar um certo grupo de pessoas, sem lhe dizer exatamente qual o grupo de pessoas que tem em mente. Coloca uma forca na sua casa, especialmente pensada para Mardoqueu.

Rainha Ester

Quando Mordecai ouve o que Haman está a planear, avisa a sua filha adotiva Ester, casada com o rei Assuero. Ester convida o seu marido, o rei Assuero, e Haman para jantar duas vezes. Na segunda vez, diz a Assuero que também ela faz parte das pessoas que Haman quer destruir. Ester pede ao rei que deixe que tanto ela como o seu povo vivam.

O rei fica chocado quando percebe o que Haman está realmente a planear. Como punição, manda enforcar Haman na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Mais tarde, os corpos dos seus dez filhos também são enforcados nesta mesma forca ( Ester 9: 13). 

Ester recebe todos os bens de Haman e Mardoqueu toma o seu lugar como vizir mais importante do rei. 

Purim

pur

pur.

Passagens bíblicas relacionadas

Ester 1 1 Samuel 15.18 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: