Sociedade Bíblica de Portugal

Elcana

Elcana é casado com duas mulheres, Ana e Penina. Elcana ama Ana apesar de ela não lhe ter dado filhos. Eventualmente, Ana engravida e tem um filho a quem chama de Samuel.

O nome Elcana

O nome Elcana quer dizer: Deus criou. De acordo com 1 Samuel 1:1 Elcana vivia na cidade de Ramá e pertencia à tribo de Efraim.
Elcana é um nome de família. (1 Crónicas 6:18-23) menciona vários antepassados que também se chamavam Elcana. No entanto, de acordo com essa genealogia, Elcana pertencia à tribo de Levi.
Há outros homens na Bíblia com este nome: Elcana, o guardião da arca da Aliança (1 Crónicas 15:23), e um outro Elcana que é o braço direito do rei Acaz de Judá (2 Crónicas 28:7).

Duas Esposas

Elcana tinha duas esposas: Ana e Penina, mas ama apenas Ana. Provavelmente casou primeiro com Ana, mas vendo que ela não tinha filhos, tomou também Penina como esposa.
Elcana mostra o seu amor por Ana dando-lhe a melhor porção da carne da oferta quando fazem a sua visita anual ao santuário, em Siloé.
Fala com ela de um modo amoroso quando esta está triste por não poder ter filhos. Diz-lhe: 'Não sou eu mais importante para ti do que dez filhos?' (1 Samuel 1:8)

Samuel

Eventalmente, Ana fica grávida e tem um filho a quem chama Samuel. Samuel é profeta e juiz do povo de Israel antes de Saúl ser feito rei.
Depois do nascimento de Samuel, Elcana e Ana têm mais cinco filhos: três rapazes e duas raparigas (2 Samuel 2:21).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: