Sociedade Bíblica de Portugal

Dan

Dan é o filho mais velho de Jacob e Bilá, e irmão de Neftali. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Bilá, mas é contado como um dos ilhos de Raquel. Dan não desempenha nenhum papel específico nas histórias dos filhos de Jacob. 

O nome Dan

O nome Dan vem da palavra em hebraico que quer dizer ‘admnistrar justiça’ ou ‘agir justamente’. 
Quando parece que Raquel não pode ter filhos, dá a sua escrava Bilá a Jacob como XtopicX_103_concubina, para ter filhos na sua vez. Bilá tens dois filhos de Jacob: Dan e Neftali
Quando Dan nasce, Raquel diz: ‘Deus fez-me justiça; ouviu-me e deu-me um filho’ (Génesis 30:1-6). Assim, dá-lhe o nome de XtopicX_123_nome ‘Dan’.

A Tribo de Dan

O nome Dan também pode referir a tribo de Dan, que recebem o seu nome de Dan. É ainda a designação da região para onde os descendentes de Dan foram viver. Essa XmediaX_2393_região era no sul de Israel, junto à costa. De acordo com Juízes 18 os danitas foram mais tarde para o norte de Israel e aí fundaram a cidade de Dan.

A benção de Jacob

Como um dos doz filhos de Jacob Dan recebe uma benção de Jacob quando este está velho (Génesis 49:16-17). Jacob diz a Dan que os seus descendentes vão agir com justiça, como o seu nome implica. No entanto, vão ser também como a serpente que morde o calcanhar do cavalo, resultando na queda do cavaleiro. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.9
Siga-nos em: