Sociedade Bíblica de Portugal

Gad

Gad é o filho mais velho de Jacob e Zilpa, e o irmão de Asser. É um dos antepassados do povo de Israel. A sua mãe é Zilpa, mas é considerado filho de Lia. Gad não desempenha nenhum papel em particular na história dos filhos de Jacob.

O nome Gad

O nome Gad quer dizer 'sorte'. Depois de Lia ter quatro filhos, dá a sua escrava Zilpa a Jacob como XtopicX_103_concubina, de modo a ter mais filhos vicariamente. Zilpa tem dois filhos com Jacob: Gad e Asser. No nascimento de Gad, Lia diz: 'tenho tanta sorte!' e assim dá-lhe o nome de 'Gad' (Génesis 30:11).
Há outra pessoa com o nome de Gad, um profeta no tempo do rei David (1 Samuel 22:5; 2 Samuel 24:11-19). O nome Gad, nalgumas traduções da Bíblia, é a designação do deus da fortuna, em Isaías 65:11.

A tribo de Gad

O nome Gad pode referir também a tribo de Gad, que recebe o seu nome através de Gad. É também o nome de uma região para onde foram viver os descendentes de Gad. Essa XmediaX_2993_região era no meio do território de Israel, no outro lado do Jordão.

A bênção de Jacob

Como um dos doze filhos de Jacob Gad recebe uma bênção de Jacob quando este está velho. Jacob diz a Gad que os seus descendentes serão perseguidos, mas que também eles serão perseguidores (Génesis 49:19).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.9
Siga-nos em: