Sociedade Bíblica de Portugal

Zabulão

Zabulão é o sexto filho de Jacob e Lia. É um dos antepassados do povo de Israel. Zabulão não desempenha nenhum papel em particular nas histórias sobre os filhos de Jacob.

O nome Zabulão

O nome Zabulão quer dizer 'habitação'. Depois de Lia ter dado seis filhos ao seu marido Jacob, tem esperança de que, dali em diante, ele durma com ela na sua tenda.
Quando Zabulão nasce, Lia diz: 'Deus me deu a mim uma boa dádiva. Desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos’ (Génesis 30:20 ARC) E assim dá-lhe o XtopicX_123_nome de 'Zabulão'. 

A tribo de Zabulão

O nome Zabulão pode referir-se à XtopicX_2171_tribo de Zabulão, da qual Zabulão é antepassado. Pode ainda ser a designação de uma região para onde os descendentes de Zabulão foram habitar. Esta XmediaX_2393_região era no norte de Israel, no centro do país.
Jesus começa o seu ministério nesta região. Vai viver para a cidade de Cafarnaum e dai viaja para outros pontos da Galileia (Mateus 4:13-17).

A bênção de Jacob

Por ser um dos doze filhos de Jacob, Zabulão recebe uma  bênção de Jacob quando este já está velho. Jacob diz de Zabulão: 'Zabulão habitará à beira do mar. Será um porto para os navios. O seu pé se estenderá até Sídon' (Génesis 49:13
Porém, quando a terra de Israel é dividida em lotes, os descendentes de Zabulão recebem uma XmediaX_2393_região mais interior.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: