Sociedade Bíblica de Portugal

Filipe (Filho de Herodes)

Filipe é um dos filhos de Herodes, o Grande. Depois da morte do pai, é-lhe dado o governo da parte norte do reino do seu pai. Este Filipe é mencionado três vezes no Novo Testamento.

Tetrarca de Itureia e de Traconítide

Depois da morte de Herodes o Grande em 4 a.C., o seu reino e dividido entre os três filhos: Arquelau, Herodes Antipas e Filipe. Os romanos nomeiam Filipe como tetrarca da Itureia, de Traconítide e doutras regiões do norte. Governa sobre estas regiões, a oeste  e a sul do que é hoje em dia a Síria, desde 4 a.C. a 34 d.C. 
Filipe é visto como um governante brando. Tal como o seu pai, é conhecido pelas suas construções ambiciosas. Uma das cidades famosas que construiu foi Cesareia de Filipo. 
Depois da sua morte, as suas terras tornam-se parte da província romana da Síria.

Filipe no Novo Testamento.

Filipe é mencionado apenas três vezes no Novo Testamento. Lucas 3:1 relata que Filipe era governador de Itureia e Traconítide no tempo em que João Batista inicia o seu ministério nas imediações do rio Jordão.
Mateus14:3 e Marcos 6:17 falam do casamento de Filipe com Herodias, e de como o meio-irmão de Filipe, Herodes Antipas, persuade Herodias a deixar Filipe e a casar-se com ele. 

Passagens bíblicas relacionadas

Lucas 3.1 Mateus 14.3 Marcos 6.17

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.9
Siga-nos em: