Sociedade Bíblica de Portugal

Ageu

Ageu é um profeta que inicia o seu ministério por volta de 520 a.C., na província persa de Judá. Chama o povo judeu a reconstruir o templo de Deus.
O livro de XtopicX_1961_Ageu tem o seu nome.

O nome Ageu

O nome Ageu quer dizer 'filho da festa'.
Ageu é contemporâneo de Zacarias (Esdras 5:1, Esdras 6:14).

Reconstrução do Templo 

O templo de Jerusalém foi destruído em 586 a.C. pelos babilónios. Quando Ciro, rei da Pérsia, permite aos exilados de Judá que regressem à sua terra, ordena-lhes que reconstruam o templo de Jerusalém. Mas o povo de Judá demora-se na reconstrução, preferindo ocupar-se da reconstrução das próprias casas (Ageu 1:4). Juntamente com o profeta Zacarias Ageu insta todos os exilados a ocuparem-se da reconstrução do templo de Deus. Dirige-se principalmente ao governador de Judá, Zorobabel, e ao sumo sacerdote Josué (Ageu 1:1).

Má colheita

Ageu explica que a seca e a má colheita em Judá eram consequência do atraso nas obras do templo. Se começassem o seu trabalho no templo, a bênção de Deus desceria sobre a terra. Tudo correria também melhor para o governador Zorobabel.
No seu último discurso, Ageu dirige-se a Zorobabel. Diz-lhe que Deus quebraria o poder de todas as nações, e que escolheu a Zorobabel para ser seu servo (Ageu 2:20-23).

Passagens bíblicas relacionadas

Esdras 5.1 Esdras 6.14 Ageu 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: