Sociedade Bíblica de Portugal

Assuero

Assuero foi rei do Império Persa. Concedeu  permissão ao seu ministro mais importante, Haman, para assassinar todos os judeus do seu reino. Porém, Assuero descobre que a sua esposa favorita, Ester, também é membro desse povo.

O nome Ahasuerus

Ahasuerus é a forma hebraica do nome persa Kshayarsha ("Xá dos xás"). A versão grega desse nome é Xerxes. Estes nomes significam "governante supremo".

Assuero é geralmente identificado como o rei persa Xerxes I, que reinou de 486 a 465 a.C. Na versão grega do livro de Ester, o rei é chamado de Artaxerxes. Portanto, também é possível que a história se relacione com o rei Artaxerxes I (464-424 a.C) ou Artaxerxes II (423-404 a.C).

Uma nova rainha

Depois de Assuero depor a rainha Vasti, procura uma nova rainha. De todas as belas jovens de seu harém, escolhe a judia Ester como nova rainha. 

Ester só pode entrar na presença do rei por vontade deste. Se for ela a ir até ele, será morta, a menos que o rei estenda o ceptro de ouro na sua direção.

O plano de Haman

Haman é o ministro mais importante de Assuero. O rei concede a Haman permissão para aniquilar um povo em particular do seu reino, sem perceber que o povo em questão era o judeu. Haman escreve uma ordem em nome do rei Assuero, dizendo que num certo dia todos os judeus serão exterminados. Ele sela esta ordem com o anel-sinete do rei.

Ester ouve de seu tutor Mardoqueu o que Haman planeia fazer. Arriscando a sua própria vida, vai à presença do rei para tentar salvar o seu povo da destruição. Quando o rei Assuero a vê, estende o ceptro de ouro na sua direção.

Uma nova lei

Ester convida o rei e Haman a jantarem com ela. Durante a refeição, diz ao rei que pertence ao povo que Haman quer exterminar. Pede então ao rei que deixe que ela e o seu povo vivam.

Só então Assuero percebe a que é que deu a sua permissão. Não pode revogar uma ordem real, pois assim diz a lei dos medos e persas. Mas concede a Mardoqueu permissão para fazer uma nova lei que declara que, naquele dia, os judeus podem defender-se. Como resultado, o povo judeu é salvo do extermínio.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Ester 1 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: