Sociedade Bíblica de Portugal

Filho de Deus no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, o rei é às vezes chamado de filho de Deus, um título que mostra que o rei é escolhido por Deus. Existem também outras pessoas, inclusivé todo o povo de Israel, chamadas de filho de Deus. Este termo torna clara a que tais pessoas têm uma tarefa especial e uma ligação com Deus.

Filho de Deus no Egito

No terceiro milénio aC, a expressão "filho de Deus" era conhecida no Egito. Era usada para indicar que o faraó era um rei divino. Havia também mitos acerca do faraó como o filho literal de um deus.

Rei de Israel como filho de Deus

Na antiga Israel, o rei é mencionado como o filho de Deus de maneira semelhante à do Egito. A semelhança, no entanto, limita-se à imagética usada , já que a diferença é que não há menção a qualquer tipo de mitos. Em Salmos 2: 7, por exemplo, diz-se que o rei foi levantado por Deus. Isto aponta para a ascensão ao trono e não tanto para as origens divinas do rei. A filiação não é uma questão de descendência, mas de reconhecimento da eleição por Deus.

Outros filhos de Deus

Na literatura judaica, o termo "filho de Deus" não é usado apenas para o rei. Também é usado para profetas, para todo o povo de Israel e para pessoas piedosas:

 

Passagens bíblicas relacionadas

Jeremias 1.5 Oseias 11.1 2.18

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: