Sociedade Bíblica de Portugal

Puro e Impuro: a Origem das Leis de Pureza na Bíblia

Existem várias teorias acerca  das origens das leis de purificação bíblica. As leis de purificação são estabelecidas como, entre outras coisas:

  • regulamentos sanitários;
  • regulamentos que distinguem entre vida e morte;
  • uma maneira de manter a ordem natural.

Regras de higiene ou médicas

Alguns vêem as leis de pureza bíblica como regras sanitárias. Certos animais são impuros por causa do seu comportamento: por exemplo, se se alimentam de de cadáveres ou fezes. Por esse motivo, de uma perspetiva sanitária, seria proibido comer esses animais.

Regulamentos relativos à distinção entre vida e morte

Outros enfatizam que as leis de pureza têm como objetivo distinguir a vida e a morte. A pureza equaciona-se com a vida, a impureza com a morte. Por esse motivo, não seria permitido comer nenhum animal que se alimente de sangue ou de outros animais, e não se deveria tocar nas suas carcaças ( Levítico 11: 24-28).

Uma maneira de manter a ordem natural

De uma perspectiva antropológica,encontra-se uma explicação para as leis de pureza na maneira pela qual as pessoas vêem a ordem natural. Os animais limpos são perfeitos, completos e representam a totalidade de Deus e da sua criação. Os animais impuros desviam-se da ordem natural pelo seu comportamento ou aparência. Os ruminantes, por exemplo, têm cascos fendidos ({Levítico 11: 2-8%}), como é o caso dos porcos, mas não ruminam. As lebres e camelos ruminam, mas por outro lado não têm cascos fendidos. Portanto, porcos, lebres e camelos não respeitam a ordem natural e são impuros. Assim, as ideias acerca de pureza e impureza protegem a ordem natural e preservam a santidade do todo o ambiente.

Seja qual for a explicação que se aceita, em qualquer dos casos, a divisão entre limpo e impuro significa que a impureza distancia o ser humano da santidade e aliena-o de Deus.


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: