Sociedade Bíblica de Portugal

Altar da Oferta Queimada

A oferta queimada era apresentada num altar para holocaustos. De acordo com Êxodo 27, Moisés recebeu a tarefa de construir um altar para holocaustos perto do tabernáculo. Mais tarde, quando o templo foi construído em Jerusalém, foi colocado um altar para holocaustos em frente ao templo.

Animais e cereais

Os animais eam queimados como sacrifício no altar de oferta queimada; por vezes só eram queimadas as partes gordas de um animal. Subia um aroma em direção ao céu. E em Génesis 8: 21 lemos: “O odor do sacrifício agradou ao Senhor.” Além dos sacrifícios de animais, também eram apresentadas ofertas de cereais.

Altar de ofertas queimadas

Em geral, o altar de ofertas queimadas era feito de pedras empilhadas umas sobre as outras. De acordo com as estipulações de Êxodo 20: 25 e Deuteronómio 27: 5, essas pedras não deveriam ser trabalhadas com ferramentas de ferro. E não poderiam haver escadas que levassem ao topo do altar.

Em várias histórias em Génesis, somos informados da construção de um altar. Isto geralmente acontecia num local em que tivesse ocorrido um evento significativo ou um encontro com Deus. Assim, em Génesis 8: 20 Noé construi um altar no local em que voltou a encontrar terra seca após o dilúvio. Em Génesis 22: 9, Abraão constrói um altar conforme as instruções de Deus, para sacrificar Isaac, seu filho.

Altar de holocausto no tabernáculo

Em Êxodo 27: 1-8 e Êxodo 38: 1-7, há uma descrição do altar da oferta queimada que Deus instruiu Moisés a edificar perto do tabernáculo. Deveria fazer este altar não em pedra, mas em madeira de acácia e cobri-lo com bronze.

No entanto, também se podia encontrar um altar para holocaustos em outros lugares que não no templo ou perto do tabernáculo. Em Israel, foram encontrados vários altares de pedra que não estavam situados dentro de um templo, incluindo os de Siloé e Meguido.

Altar de holocausto no templo

Em 2 Crónicas 4: 1 dizem-nos que Salomão manda fazer um altar de bronze para o templo em Jerusalém.

Em 2 Reis 16: 14, lemos que o rei Acaz substitui mais tarde este altar de bronze por um altar maior, feito segundo o modelo de um altar em Damasco. Quando os israelitas retornaram a Jerusalém após o exílio, constroem de imediato um novo altar para holocaustos, mesmo antes de começarem a reconstrução do templo ({Esdras 3: 2-3%}).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: