Sociedade Bíblica de Portugal

Feriados no Antigo Testamento

Nalgumas passagens do Antigo Testamento, podemos encontrar uma visão geral dos feriados que devem ser observados. Há vários festivais que são inspirados no antigo calendário das colheitas. Outros festivais decorrem da celebração ou comemoração de eventos importantes.

Onde, no Antigo Testamento?

As visões gerais dos feriados no Antigo Testamento podem ser encontradas em:

  • Êxodo 34: 18-26
  • Levítico 23: 4-44
  • Deuteronómio 16: 1-17
  • Ezequiel 45: 18-25

As festas mais importantes

As festas mais importantes são:

Termos para feriados

Existem várias palavras para “feriado” em hebraico. Os mais importantes são moed e hag. A primeira palavra é bastante comum e é usada para todos os tipos de festas. Hag é usado especialmente para os três grandes festivais anuais (Páscoa, Festa das Semanas e Festa das Tendas).

Festivais de colheita e festivais de peregrinação

Os três grandes festivais anuais no Antigo Testamento eram originalmente festivais de colheita. Esses festivais foram mencionados pela primeira vez em Êxodo 23: 14-17, que também convida as pessoas a comparecerem diante do Senhor. Após a construção do templo em Jerusalém, as festas tornaram-se em festivais de peregrinação, durante os quais todos viajavam até ao templo.

Nessas grandes festividades anuais, o trabalho era proibido (ver também shabbat). Esses festivais são, explicitamente, não apenas para os israelitas, mas também para estrangeiros.

Desenvolvimento

O calendário de festas do Antigo Testamento desenvolveu-se claramente ao longo do tempo. Lentamente, tornou-se mais extenso e a ênfase teológica mudou. O templo teve um papel importante nisso. As datas também se tornaram mais exatas, o que permitiu que todos em Israel celebrassem as festas ao mesmo tempo. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: