Sociedade Bíblica de Portugal

Pessach no Novo Testamento

O Novo Testamento não dá nenhuma regra para a celebração da Pessach, ou Páscoa, mas esta festa desempenha um papel importante, especialmente nas histórias sobre os últimos dias anteriores à morte e ressurreição de Jesus.

Pessach nos evangelhos

A Pessach é mencionada várias vezes nos evangelhos. É claramente uma festa de peregrinação. Por exemplo, Lucas 2: 41 diz-nos que José, Maria e Jesus viajavam a Jerusalém todos os anos para a Festa da Pessach.

Os últimos dias de Jesus antes da sua morte e ressurreição também ocorrem durante a Pessach. No primeiro dia da celebração, Jesus faz uma refeição com os seus discípulos. Naquela noite, é traído por Judas, e no dia seguinte é crucificado.

Pessach e Páscoa

Na comunidade cristã primitiva, a Pessach ainda era celebrada, mas no início do século IV d.C, tornou-se  na Páscoa, um festival cristão independente. Isso fez da Páscoa uma das festas mais importantes da igreja primitiva, vista como a comemoração da ressurreição de Jesus. O aspeto da "libertação" já não estava relacionado com o Egito, mas sim com a ressurreição de Jesus dentre os mortos.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: