Sociedade Bíblica de Portugal

Santidade no Antigo Testamento: a Santidade de Deus

No Antigo Testamento, Deus é considerado o ser mais santo que existe. Ele é exaltado acima de tudo e é fonte de toda a santidade. As pessoas devem honrar a santidade de Deus vivendo como Deus quer.

Exaltação de Deus

A santidade de Deus significa que ele é exaltado acima de tudo o que existe. Ele é o “Santo de Israel” ( Isaías 1: 4 e Jeremias 50: 29) - o único que os israelitas podem adorar ( Isaías 8: 13-14). Deus mostra a sua santidade realizando grandes obras ( Números 20: 13 e Ezequiel 20: 41) e punindo o mal ( Ezequiel 28: 22).

Temor pela santidade de Deus

As pessoas devem "santificar o nome de Deus" ( Isaías 29: 23), ou seja, como uma frase comum no tempo do Antigo Testamento - elas não devem "profanar o seu santo nome" ( Levítico 22:2 e Ezequiel 20: 39). Isto significa que devem mostrar respeito pela santidade de Deus e dar-lhe honra e glória (a sua “reputação”). Existem diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem santificar o nome de Deus:

  • obedecendo-lhe e guardando os seus mandamentos ( Levítico 22:31-32);
  • maravilhando-se com Ele ({Isaías 29:23);
  • louvando-o (“louvando o seu santo nome”) ( Salmo 30:4 e Salmo 97:12).

O pecado, por outro lado, profana o nome de Deus. 

Deus como fonte de santidade

Deus é a fonte de toda santidade e pode atribuir santidade às pessoas ou a outras partes da criação; são santificadas por Ele, ou em outras palavras: separadas para Ele. Isto aplica-se, por exemplo, ao Shabat ( Êxodo 20: 11), ao povo de Israel ( Êxodo 31: 13 e Levítico 20: 26) e aos sacerdotes ( Êxodo 29: 44).

Santidade dos outros seres celestiais

Os seres celestiais subordinados a Deus também são chamados de “santos”. Por exemplo, em Daniel 8:13 (ARC) os anjos são chamados de "santos". Veja também Zacarias 14: 5 e Salmo 16: 3.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: