Sociedade Bíblica de Portugal

Santidade no Antigo Testamento: Povo Santo

No Antigo Testamento, há vários grupos de pessoas que são chamados de "santos":

  • sacerdotes;
  • o povo de Israel;
  • nazireus;
  • filhos primogénitos.

Os sacerdotes

Os sacerdotes recebiam a sua santidade desde o nascimento e através de rituais de iniciação que incluíam a unção ( Levítico 8). Essa santidade permitia-lhes entrar no santuário e oferecer sacrifícios (ver 1 Samuel 7:1, 2 Crónicas 23:6 e Esdras 8:28).

Dos sacerdotes, o sumo sacerdote tinha um grau mais alto de santidade do que os sacerdotes comuns. Somente o sumo sacerdote tinha permissão para entrar na parte mais sagrada do tabernáculo ou no Templo ( Levítico 16: 3-4). Tinha ainda de aderir a regras mais rigorosas do que os outros sacerdotes.

O povo de Israel

No Antigo Testamento, o povo não possuía o mesmo estatuto sagrado que os sacerdotes, que permitia que estes últimos entrassem no santuário. A santidade do povo é de outro tipo. Os israelitas são um povo santo, porque Deus os separou das outras nações e os libertou do Egito. Isto faz de Deus o seu Deus, e os israelitas têm o dever de serem obedientes a Ele. Pela obediência a Deus, são um povo santo (ver Levítico 11: 44-45; Levítico 20: 7-8).

Nazireus

As pessoas comuns podiam alcançar temporariamente um estado de santidade comparável à santidade dos sacerdotes. Para isto, tinham de fazer o voto de nazireu ( Números 6: 1-21). Por um período designado, os nazireus eram dedicados a Deus e tinham de aderir a certos requisitos que também se aplicavam aos sacerdotes. Por exemplo, não deviam beber vinho ou bebidas espirituosas (como o sacerdote de serviço) e não podiam aproximar-se de cadáveres.

 

Existem também exemplos no Antigo Testamento de nazireus por toda a vida. Sansão, por exemplo, era nazireu desde o seu nascimento ( Juízes 13:5).

Primogénito

Em Números, os primeiros filhos dos israelitas são declarados santos por Deus ( Números 3:13; Números 8:17). Deus consagrou-os no Egito. Portanto, pertencem a Deus e devem ser “resgatados” ( Números 18:15-16).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: