Sociedade Bíblica de Portugal

Mago

Os mágicos ou magos surgem em alguns momentos do Novo Testamento: em Mateus 2: 1-12, onde os sábios do Oriente trazem presentes para Jesus, e no livro de Atos, onde há duas menções a mágicos que praticam magia.

Os Magos do Oriente

A passagem mais conhecida que menciona os Magos é Mateus 2: 1-12, onde os Magos são sábios do Oriente. Vieram para dar presentes ao Jesus recém-nascido, que encontraram seguindo uma estrela especial. Além disto, nada sabemos sobre a identidade desses homens sábios.

Os Mágicos em Atos

No livro de Atos, os mágicos têm um papel menos positivo. Em Atos 8: 9-24, Simão, o mágico (“feiticeiro” nalgumas traduções da Bíblia), quer comprar o Espírito Santo de Deus. Em Atos 13: 6-11, o mágico judeu Bar-Jesus é chamado de “filho do diabo” por Paulo.

Quem eram os mágicos?

O termo grego para mágico é magos (plural: magi). Esta palavra poderia ser usada de diferentes maneiras:

  • os magos eram originalmente uma casta sacerdotal dos medos ou persas. Mais tarde, os magos indicavam sacerdotes zoroastrianos.
  • O termo magos também foi usado num sentido mais amplo, referindo-se a especialistas em magia e adivinhação que vieram da Pérsia e da Mesopotâmia. Este é provavelmente o sentido em que o termo é usado em Mateus 2.
  • Finalmente, magos poderia ser usado para significar "mago" como o nome de uma profissão, sem nenhuma referência de onde a pessoa veio. Magos , nesse sentido, era puramente um termo que se refere a alguém habilidoso em formas de magia e adivinhação. Esta é a maneira pela qual a palavra é usada nas passagens de Atos acima mencionadas.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: