Sociedade Bíblica de Portugal

Vestuáráio

Nos tempos bíblicos, os homens, mulheres e crianças usavam o mesmo tipo de vestuátio:

As mulheres usavam geralmente uma túnica longa, com meia-manga ou mangas compridas e cobriam a cabeça. Os homens usavam uma túnica longa ou curta e nem sempre cobriam a cabeça.

Material

A maioria das roupas era feita de lã ou linho. De acordo com Mateus 3: 4 e Marcos 1: 6, João Batista usava uma capa rústica feita de pelos de camelo.

Ezequiel 16: 10-13 menciona roupas de seda, mas não é inteiramente certo se a palavra hebraica realmente significa "seda". Também pode ser um tipo diferente de tecido valioso. A única vez que a Bíblia definitivamente menciona seda é em Apocalipse 18: 12.

Era proibido o uso de dois tipos diferentes de tecido numa peça de roupa. Deuteronómio 22: 11 declara: “Não deves usar roupa feitas de lã e linho juntamente”.

Cores 

O linho era de cor esbranquiçada ou bege. A lã podia ser de cores naturais: preta, castanha e bege, mas também podia ser tingida de cores diferentes. Na Bíblia, mencionam-se especificamente as cores as cores vermelho, azul e púrpura.

As roupas de cor púrpura eram usadas apenas pelas pessoas mais ricas. O corante usado fera produzido a partir das secreções de um tipo particular de caracol marinho e era muito caro. Atos 16: 14 menciona uma mulher chamada Lídia, que trabalha na tintura de vestuário com a cor púrpura.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: