Sociedade Bíblica de Portugal

Telhado

Em Israel, o telhado não era usado apenas para cobrir uma casa. Por ser plano, também era usado para descansar ou dormir, e para armazenamento.

Funções de um telhado

O telhado era usado para armazenar coisas como forragem de animais ou lenha. As frutas ou o linho eram colocados lá para secar. E quando chovia, a água era coletada e direcionada para uma cisterna.

As pessoas sentavam-se no telhado para conversar calmamente, como Saul e Samuel em 1 Samuel 9: 25. Também podiam lá dormir quando estava muito calor, como os espiões no telhado de Raab em Josué 2: 8.

Por vezes, realizavam-se lá rituais religiosos. Jeremias 32: 29 diz-nos que os israelitas queimavam incenso a Baal nos telhados das casas.

Construção

O telhado era feito de vigas de madeira colocadas sobre pilares ou paredes de madeira ou pedra. Ramos ou canas de junco eram depois colocados sobre as vigas de madeira. Além disso, havia uma camada de argila ou lama, bem pressionada ou achatada com um rolo de pedra. Era importante que essa camada fosse bem mantida, para evitar vazamentos.

Os telhados das casas eram frequentemente cobertos de vegetação. Sementes de gramíneas e de outras plantas caíam na fina camada de lama. Mas, regra geral, sob o sol forte, a erva morria rapidamente. Como lemos em Salmo 129: 6: “Que todos sejam como a erva que cresce nos telhados, e que murcha antes de ser arrancada.”

No tempo dos romanos, algumas casas eram também cobertas com azulejos ou ardósias, como na história de Lucas 5: 20.

Escadaria e balaustrada

Para chegar ao telhado, por vezes construía-se uma escada de pedra ao longo da parte externa da casa. Em outros casos, usava-se uma escada de madeira. Ao longo da borda do telhado, havia um muro baixo ou um bordo geralmente feito para fins de segurança. Em Deuteronómio 22: 8, também lemos o regulamento: “Se alguém construir uma casa nova, deve fazer um muro à volta do terraço, para não ser culpado, nem a sua família, da morte de alguém que cair dali abaixo.”

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: