Sociedade Bíblica de Portugal

Tijolos de Barro

No antigo Oriente Próximo, usavam-se frequentemente tijolos de barro como material de construção.

Método

Os tijolos de barro eram feitos de barro seco. Ao contrário dos tijolos comuns, os tijolos de barro não eram cozidos no forno. Os tijolos cozidos não foram usados ​​na antiga Israel até à época dos romanos.

 

Fazer tijolos de barro não era difícil. Não exigia trabalhadores qualificados e os materiais não eram caros. No entanto, o processo de fabricação de tijolos de barro era muito trabalhoso. Demorava muito tempo e era um trabalho árduo.

Marga

Os tijolos eram feitos de marga: uma mistura de barro, areia e palha, ou cascas. A argila fresca era retirada de um rio ou de uma curva seca do rio (vadi em hebraico). A areia era usada para tornar a argila menos oleosa. A palha era um ingrediente importante: evitava que o barro encolhesse e quebrasse à medida que secava e fortalecia o tijolo.

Fazer tijolos de barro

A mistura de argila, areia e palha era amassada com os pés, por vezes durante quatro dias inteiros, para criar uma boa mistura. Em seguida, a mistura tinha que descansar durante alguns dias. Era então amassada novamente. Finalmente, o barro era pressionado em moldes de madeira para formar tijolos retangulares. Este processo é descrito em Naúm 3: 14: “Pisa o barro, amassa a argila e pega no molde dos tijolos!” (BPT).

Os tijolos eram retirados do molde e postos ao sol para secar. Depois de cerca de uma semana, os tijolos de barro estavam prontos para serem usados.

 

Êxodo 5

{Êxodo 5: 6-18%} explica como os israelitas tiveram de fazer tijolos para o faraó no Egito. Para puni-los, o faraó ordenou que os israelitas não recebessem mais palha para os tijolos, o que significava que eles mesmos teriam de procurar pela palha. Isto levaria muito mais tempo, principalmente porque a palha está disponível apenas no período imediatamente após a colheita dos cereais. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: