Sociedade Bíblica de Portugal

Poço

Um poço era um buraco no chão, escavado por pessoas, que descia até às águas subterrâneas. As paredes de um poço eram frequentemente revestidas de pedras ou tijolos. Um poço podia ter centenas de metros de profundidade.

Escavação e Manutenção

Como o terreno em Israel é muito rochoso em muitos lugares, cavar um poço era um trabalho árduo. A pessoa que cavava o poço era, portanto, automaticamente o proprietário do poço. Era responsável por manter o poço, por exemplo, se houvesse muita areia nele ou se pedras se tivessem soltado das paredes. Com o tempo, um poço poderia secar, por exemplo, quando houvesse pouca chuva por um tempo. Neste caso, o poço tornava-se inutilizável. Génesis 37: 22 conta a história de como José foi atirado para um desses poços secos pelos seus irmãos.

Utilização

A água podia ser retirada do poço usando uma corda com um balde acoplado. O balde era feito de barro, pedra ou couro. A vantagem do couro era que o balde não se partia tão facilmente se atingisse as paredes de pedra do poço. A corda estava presa a uma estrutura de madeira por cima do poço.

 

Colocava-se uma pedra grande no topo do poço para impedir que os animais caíssem, por exemplo, quando tentavam beber a água ( Génesis 29: 2-3).

 

Passagens bíblicas relacionadas

Génesis 29.2 - Génesis 29.3 Génesis 37.22

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: