Sociedade Bíblica de Portugal

Estradas

A paisagem geralmente montanhosa teve uma grande influência sobre o traçado das estradas no país. Era mais fácil fazer uma estrada através das planícies ou através de um vale. As montanhas eram atravessadas pelos desfiladeiros e os rios pelos vaus, onde a água não era muito alta.

A maioria das estradas principais corria de norte a sul. Várias das estradas principais eram rotas comerciais internacionais entre o Egito e o Mar Vermelho, no sul, e a Fenícia e a Mesopotâmia, no norte e no nordeste. No meio, havia estradas regionais menores, que corriam de leste a oeste.

Estradas no Antigo Testamento

No tempo do Antigo Testamento, as estradas raramente eram pavimentadas, e nunca o eram fora das cidades. Muitas vezes, uma estrada não passava de um caminho desgastado pelo uso frequente. Um caminho usado por pedestres ou pessoas em burros não tinha de ser largo. Os burros eram bons a caminhar por terrenos acidentados. As estradas para carroças e carruagens tinham de ter pelo menos três metros de largura. Também tinham de ser relativamente planas e os maiores obstáculos tinham de ser removidos. Há várias passagens da Bíblia que se referem à preparação de uma estrada, como Isaías 62:10: “Aplanai, aplanai a estrada; limpai-a de pedras! ”

Vaus ou pontes

No tempo do Antigo Testamento, é provável que não houvesse pontes. Os rios eram atravessados em locais onde a água estava menos alta. As estradas eram geralmente traçadas para se atravessarem os rios nesses vaus.

Estradas no Novo Testamento

Sob o Império Romano, muitas estradas foram pavimentadas, dentro e fora das cidades. Colocavam-se degraus em locais mais propícios nos rios, para facilitar a travessia. É possível que as primeiras pontes também tenham sido construídas nesta altura.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: