Sociedade Bíblica de Portugal

Fiar

A fiação é o processo de fabricar fios a partir de fibras soltas de lã ou linho. A fiação era feita usando um fuso, uma vara curta de madeira, pontiaguda, com um disco redondo e chato de pedra ou osso. O fio fino podia ser fabricado com um fuso leve; com um fuso mais pesado, o fio ficava mais grosso.

Técnica de fiação

Primeiro, prendia-se ao fuso um pedaço de lã ou linho. Em seguida, o fuso era girado, esticando o material até formar fios longos e torcidos. Usava-se uma mão para manter o fuso a girar, enquanto a outra mão segurava a lã ou o linho. Às vezes, a lã era posta numa longa vara pontiaguda chamada de roca. O fio fiado era então enrolado ao redor do fuso.

Linho retorcido

O livro de Êxodo menciona o “linho retorcido” por várias vezes. Este tipo de fio era usado para fazer o tecido do tabernáculo e as vestes dos sacerdotes.

 

O entrelaçamento era uma técnica para fazer fios mais fortes a partir de vários fios mais finos. Os fios eram entrelaçados uns nos outros usando o fuso. Este fio mais forte era mais adequado para ser depois processado.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: