Sociedade Bíblica de Portugal

Tintura de Tecidos

A lã e linho eram os materiais mais usados ​​na confecção de tecidos. A cor natural do linho, de que era feita a roupa, era o branco-acinzentado. Normalmente, o linho não era tingido, mas branqueado para dar lhe maior brancura.

A lã pode ter várias cores naturais, variando de branco a marrom escuro e preto. Se se quisesse que os tecidos tivessem uma cor diferente, poderia ser tingida. Há também sinais de que, na Mesopotâmia, já se tingiam tecidos no terceiro milénio antes de Cristo.

Corantes

Na antiguidade, os corantes podiam ser feitos de plantas, animais e minerais. A receita do corante costumava ser um segredo de família, passado de geração em geração. Os corantes vegetais conhecidos eram fabricados, por exemplo, com pastel-dos-tintureiros (azul), garança (vermelho) ou açafrão (amarelo). O vermelho também foi produzido a partir dos corpos minúsculos da fêmea do inseto coccus. Para a cor roxa, entre outras coisas, usava-se a baba da lesma roxa (murex). Era um recurso muito caro: fizeram-se experiências que mostraram que eram necessárias 12.000 lesmas para produzir 1,5 gramas de cor roxa pura.

Local de produção

Em Jerusalém, os tintureiros tinham as suas oficinas próximas umas das outras, num determinado bairro. A localização de uma loja de tintureiros tinha de respeitar certas condições. Por exemplo, tinha de haver água suficiente por perto. Também se produziam corantes fora de Jerusalém. Tiro e Sidon, na Fenícia, eram famosos pelo seu comércio de corante púrpura. Em Atos 16: 14, lemos sobre Lídia de Tiatira, que era comerciante de púrpura.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: