Sociedade Bíblica de Portugal

Castiçal

O candelabro ou menorá era um suporte no qual podiam ser colocadas uma ou mais lamparinas.

Atualmente, a palavra menorá indica principalmente o candelabro de sete braços, um símbolo importante no judaísmo. Mas na Bíblia, a palavra não é usada apenas para o candelabro no tabernáculo e no templo. Na história de Eliseu e a mulher de Suném, por exemplo, em 2 Reis 4: 10, diz: “Façamos-lhe pois um pequeno quarto junto ao muro, e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candeeiro (menorá), e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará. ” Não se sabe ao certo como eram os candelabros do templo de Salomão.

O candelabro de sete braços

Êxodo 37: 17-24 descreve o candelabro no tabernáculo: um candelabro de ouro com um braço central e três braços de cada lado. No total, podia conter sete pequenas lâmpadas a óleo. Esta é a forma mais conhecida do candelabro de sete braços.

 

No arco de Tito, em Roma, um arco triunfal erguido após a destruição do Templo de Herodes em Jerusalém, em 70 dC, há um relevo que mostra o candelabro de sete braços a ser levado para fora do templo. No período após a destruição do templo, a menorá era representada com frequência, por exemplo, no piso de mosaico de sinagogas ou em lápides. A representação mais antiga que se conhece de um candelabro de sete braços está numa moeda de bronze do primeiro século aC.

Candelabros no templo de Salomão

De acordo com 1 Reis 7: 49, havia dez candelabros de ouro no Templo de Salomão, “os florões, as lâmpadas e os espevitadores” (BPT), que foram feitos especialmente para esse templo. A seu aspeto exato não pode ser determinado a partir do texto em 1 Reis. Há, no entanto, uma descrição em Zacarias 4: 2: “Vejo um candelabro todo de ouro, que tem na parte superior um reservatório de azeite. Tem sete lâmpadas, às quais chega o azeite por sete tubos.” 

Os arqueólogos encontraram vários exemplos de candelabros com um reservatório por cima. Também foram encontradas várias lamparinas de óleo em barro com sete canais de mechas; portanto, é muito possível que os candelabros do templo de Salomão se parecessem com a descrição em Zacarias.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.7
Siga-nos em: