Sociedade Bíblica de Portugal

Louça de Barro

A louça de barro era usada com frequência no antigo Oriente Médio. Era barato e relativamente fácil de trabalhar. Panelas, frigideiras, pratos e jarros são apenas alguns exemplos dos produtos finais, havendo também lamparinas e outros objetos para uso dentro e fora da casa.

O barro era frágil e tinha de ser substituído com frequência. Quando um pote se partia, os cacos às vezes eram reutilizados, por exemplo, como raspador, como em Job 2: 8.

Louça local e importada 

A louça de barro simples, para uso doméstico, era geralmente produzida localmente. Tinha formas simples e, até à era romana, raramente ou nunca era decorada.

Por outro lado, os itens de luxo, como frascos de perfume, eram importados, pintados e decorados. Por exemplo, a partir do século V aC, as louças de barro eram importadas da Grécia. Além disso, foram encontrados muitos pedaços de jarros grandes e sólidos que eram usados ​​para transportar produtos para o exterior, como vinho, grãos ou azeite. Este tipo de jarro era utilizado em toda a região costeira do Mediterrâneo.

Era romana

No século I e II aC, o tipo de cerâmica mais conhecido era chamado "Terra Sigillata Oriental". Era reconhecível pelo verniz brilhante laranja ou amarelo que era aplicado à cerâmica.

Foram encontrados muitos itens que datam dos tempos do Novo Testamento que tinham sido importados de Roma ou que foram feitos localmente com base em objetos romanos.

Além disso, foi encontrada cerâmica simples e sem decoração da mesma época. Isto pode estar ligado a um desejo crescente em certos círculos judaicos de expressar a sua própria identidade étnica e religiosa.

Importância da cerâmica para arqueólogos

Para os arqueólogos, os fragmentos de peças em barro são uma fonte importante de informação. Como a forma dos objetos de barro mudou com o tempo, muitas vezes é possível distinguir pela forma de um pote em que época, e por vezes até em que região foi feita. Quando se encontram fragmentos de peças de barro nas ruínas de um edifício, eles podem ser usados ​​para determinar a data da construção. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: