Sociedade Bíblica de Portugal

A Cerâmica e as Leis Sobre a Pureza

Existem duas passagens na lei judaica que falam sobre cerâmica e pureza.

Números 31

Em Números 31: 22-23 lemos que “ouro, prata, bronze, ferro, estanho ou chumbo, tudo o que resistir ao fogo, devem passá-lo pelo fogo e lavá-lo com a água da purificação. ” Isso significa que, de acordo com essa lei, a cerâmica imunda pode ser limpa novamente com fogo e água.

Levítico 11

Mas em Levítico 11: 33 lemos que “Se algum desses animais cair dentro de uma panela de barro, o recipiente tem de ser quebrado e aquilo que se encontrar dentro ficará impuro.” Isto significa que a cerâmica impura não pode ser limpa novamente e deve ser partida.

Achados em cerâmica

Foram encontrados objetos de barro foram em vários lugares, nos chamados mikvehs ou banhos de purificação. Esses objetos, todos intactos, vieram do segundo e início do primeiro século aC. É possível que fossem objetos purificados, de acordo com a lei de Números 31.

Porém, a partir do período seguinte, não foi encontrado nenhum vaso de barro intacto em o mikvehs ou perto deles. No entanto, foram encontrados vasos com buracos. Isto parece estar de acordo com os regulamentos de Levítico 11.

Pode significar que, por volta de meados do século I aC, houve uma mudança no pensamento cerca de cerâmica e pureza, de acordo com os regulamentos mais rigorosos de Levítico. Este desenvolvimento coincide com um aumento no uso de utensílios de pedra.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: