Sociedade Bíblica de Portugal

Louça em Pedra

O uso de frascos de pedra ​​para armazenar água, geralmente feitos de calcário, era comum nos tempos da Bíblia. A forma era esculpida com martelo e formão, alisando-se depois a superfície. Também foram encontrados pratos e copos de pedra, especialmente a partir do período do Segundo Templo.

Pedra e pureza

De acordo com várias tradições rabínicas judaicas, existe uma relação entre o uso da pedra e a pureza ritual. Quando os recipientes de olaria se tornavam impuros, tinham de ser quebrados, de acordo com a lei ( Levítico 11: 33). Os jarros de pedra, no entanto, não se tornavam impuros. Além disso, a água podia ser purificada quando colocada numa jarra de pedra. É possivelmente a isto que se referem como “lavagem ritual” em João 2: 6-7. Na história do casamento em Caná, diz-se: “Havia ali seis vasilhas de pedra das que os judeus utilizavam para as suas cerimónias de purificação. Cada uma levava uns 100 litros de água. Jesus mandou aos criados: 'Encham de água essas vasilhas'. ”

Jarros de pedra no período do Segundo Templo

No primeiro século dC, havia muitas oficinas, especialmente em torno de Jerusalém, onde eram feita a louça de pedra. Aparentemente, era especialmente procurada nessa época. Isso porque as leis judaicas de pureza passaram a ser interpretadas com maior rigor no período do Segundo Templo. Os objetos de pedra não se tornavam impuros, enquanto que objetos de barro que se tornavam impuros tinham de ser destruídos.


Havia um objeto muito comum: um tipo de caneca grande com pegas. Não se sabe para que eram usadas essas canecas. Talvez fossem apenas para beber, mas também é possível que fossem usadas ​​para um ritual de purificação, como o lavar das mãos.

A louça em pedra também era popular porque ser muito mais durável do ​​que a de barro. No entanto, também era mais cara. Só as pessoas especialmente ricas é que conseguiam comprar este tipo de louça. Foram encontrados pratos e tigelas de pedra do século I dC, que parecem ser cópias de pratos de vidro ou de prata importados. 

Passagens bíblicas relacionadas

Levítico 11.33 João 2.6 - João 2.7

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: